Thursday, June 22, 2006

Detergente mental

Relembrando o meu post de Janeiro de 2006 e mesmo sabendo que não foi lido por quase ninguém volto a escrever neste espaço sobre algo de semelhante:
"A-GENTE É DA POLÍCIA!!!!!" --------> isso foi o que me ensinaram!
"Com a gente" é uma expressão vulgarmente utilizada para dizer simplesmente connosco. A expressão a gente não está errada, mas apenas o modo como é utilizada. Por exemplo, a gente do Minho, a gente do Alentejo, a gente da Rússia, ou seja, as pessoas.
Ora, VEM COM A GENTE= VEM COM AS PESSOAS, e isso é diferente de dizer VEM CONNOSCO, (já ouvi vem com nós mas isso é muito estranho e não sei se é sequer correcto dizer).
Mais dramático que isso é o caso do CONVOSCO, que foi substituído pela expressão abrasileirada da novela: COM VOCÊS.
Se Você em Portugal é usado para os mais velhos, porque é que os mais novos se tratam assim? É claro que VOCÊS SABEM e não Vós Sabeis, isso seria pedir muitíssimo, mas pelo menos VOS peço que o convosco possa viver uns anos mais sem que morra abafado pelo gigante Brasil que nos vai afogando em telenovelas.
E se ao menos nas portuguesas falassem bem! Podiam de certo ganhar o concurso das novelas mais artificiais do mundo. O degredo dos morangos com açúcar que vai envenenando os nossos putos pouco a pouco com imagens estereotipadas a todo o instante...

No comments: