Thursday, June 22, 2006

Detergente mental II

A amnésia da sandes mista.

Não conheço ninguém que se lembre do preço de uma sandes de fiambre, de queijo, mista ou do simples pão com manteiga á 10-15 anos atrás.
Não querendo repetir a velha publicidade do ainda me lembro... Tinha coisa como 10 anos a 12 anos e costumava comprar coisas para comer numa pastelaria perto do sitio onde estudava, enquanto esperava que o autocarro partisse. Haviam os croassants, os lanches, cachitos e os outros bolos e também as sandes desde a de queijo á de presunto. Essa última era uma das mais caras, acompanhada pela nossa famosa mista.
Nessa altura as coisas estavam no geral mais baratas e o Euro ainda não existia.
Ninguem com a minha idade dava um verdadeiro valor ás coisas. Os bolos e os gelados eram sempre escolhidos quando estavam lado a lado com a comida mais "saudável". Eu não tinha muito dinheiro para gastar nessa altura. A minha mãe costumava dar-me 100 escudos antes de ir para a escola, o que era pouco para uma criança nessa altura. Os meus colegas falavam-me das mesadas que os pais lhes davam, muito maiores que o valor de todas as minhas moedas de um mês inteiro juntas. Porque tinha subsidio e comia na cantina, era suficiente de qualquer modo para os meus gastos diários fosse um dos meus caprichos ou uma outra necessidade que surgisse.
Á tarde o autocarro parava mesmo á frente de uma pastelaria e ai ficava durante alguns minutos, tempo suficiente para ir comprar um bolo ou um gelado.
Um gelado de uma bola era 80 escudos e duas 120 escudos mais ou menos. Isso agora 40 e 60 cêntimos. Os bolos eram também 80-90 escudos, qualquer coisa como 40-45 cêntimos.
Muito contente pedia o cachito 10 ou 15 escudos mais barato para poder comprar também um ou dois pães simples. O pão era uns 5 cêntimos. Raramente pedia um pão com manteiga, que custava uns 20 cêntimos, ou um com fiambre ou de queijo que andavam á volta dos 60 escudos= 30 cêntimos. Houve dias como esses que comprei sandes mistas, custavam 120 escudos. Eram caras! E ainda mais as tostas que andavam pelos 200 escudos.
Por isso preferia um bolo que era ligeiramente mais barato e andava pelos 90$ a 100$.

Certo dia as sandes passaram a custar 1,20€- 1,50€, e os bolos 0,90€.
Do nada, os bolos passaram a custar o dobro e as sandes que eram mais baratas, por obviamente se tratar de pão com qualquer coisa, passam a custar mais 200 escudos.
-Ah! Foi o Euro!
Primeiro não é por causa da mudança de moeda que se vão aumentar preços com mais do dobro, e depois lembro-me que isso já aconteceu antes, e que foi uma coisa repentina.
Tenho uma teoria de que houve um primeiro dono de uma pastelaria ganancioso que pensou que as pessoa se iriam começar a preocupar com a saúde e por isso seria bom aumentar o preço das sandes. Logo a seguir todos começaram a fazer o mesmo. Ninguém se lembrou porque uma tosta mista custava o mesmo que custa agora uma sandes mista.
Só assim se explica porque é que os bolos não subiram também mais 200 escudos. São esses porcos gananciosos que nos querem extorquir dinheiro...

Achei que era bom dizer:
Afinal é quê? O preço da mão de obra das sandes?

É que se for isso traga-me as coisas separadas que eu faço!

No comments: